Gerenciamento de projetos
Segundo o modelo PM-CMM (Project Management Capability Maturity Model), pesquisas demonstraram a existência de uma relação direta entre o avanço na maturidade do uso de técnicas e métodos de gerência de projetos e a chance de desenvolver projetos bem-sucedidos isto é cumprimento de prazos, orçamento e qualidade, além de maior satisfação do cliente e melhor moral da equipe. A pergunta então é: o que fazer para implantar gerência de projetos em uma organização e continuar evoluindo sempre?
A resposta a esta pergunta certamente depende de cada empresa e um diagnóstico deve ser elaborado. Um exemplo aplicado a departamento de informática no qual diversos projetos são tocados simultaneamente. O sucesso do processo de implantação do gerenciamento de projetos em uma organização está diretamente relacionado com a interação dos seguintes elementos:
Comprometimento e apoio explícito da alta administração;
Existência de gerentes de projetos experientes, hábeis e bem treinados;
Existência de um Escritório de Projetos (ou PMO: Project Management Office);
Uma metodologia na qual os processo se apóiam;
Ferramentas de planejamento e controle.
ALTA ADMINISTRAÇÃO
O passo inicial deve ser dado pela alta administração, ao compreender e demonstrar para toda a organização o interesse em que os projetos sejam gerenciados de uma forma mais científica e menos empírica. Esta demonstração deve ser materializada no estabelecimento das seguintes ações:
diferenciação entre gerência da produção (ou gerência da rotina) e gerência