Analise
ANÁLISE QUALITATIVA Introdução
Professor: Roberta Pacheco Francisco Felipetto
Introdução
Química Analítica: estuda os princípios teóricos e práticos das análises químicas a fim de determinar a composição química de substâncias puras ou de suas misturas. Química Analítica Qualitativa: determinação dos constituintes (elementos, grupo de elementos ou íons) que formam uma dada substância ou mistura.
Química Analítica Quantitativa: determinação das quantidades ou proporções dos constituintes, previamente identificados, numa dada substância ou mistura. Introdução
Em Química Analítica Qualitativa, o elemento ou íon a ser determinado é tratado de maneira a se transformar num composto que possua certas propriedades características.
• A transformação que se processa é denominada: ⇢
REAÇÃO ANALÍTICA.
• A substância que provoca a transformação é denominada: ⇢ REAGENTE.
• A substância a ser analisada é denominada: ⇢
SUBSTÂNCIA PROBLEMA (SP) ou AMOSTRA.
Reações Analíticas
1) VIA SECA: A SP e o REAGENTE estão no estado sólido, geralmente, a reação é realizada por aquecimento: a) Reação de coloração de chama;
b) Reação de formação de pérolas coloridas (pérola da bórax ou sal de fósforo);
c) Fusão alcalina, ácida ou oxidante.
Reações Analíticas
2) VIA ÚMIDA: São as reações mais usuais; são aquelas onde o REAGENTE e a SP estão em solução aquosa ou no estado líquido.
Empregam-se apenas reações que se processam acompanhadas de variação das suas propriedades físicas ou químicas facilmente detectáveis.
a) Mudança de coloração (formação de complexos).
b) Formação de substância sólida (formação de precipitados). c) Desprendimento gasoso (formação de gases facilmente identificáveis através da cor e odor).
Reações Analíticas
O agente de tal variação, pode ser físico, como o calor, a luz ou a eletricidade, mas comumente, esse agente é um composto químico e é chamado de
“reagente”.
Reagente Geral: é aquele comum a um