Estudo de caso dell
O risco é que a Dell não tem seu estoque próprio, ou seja, ao ser processado o pedido do cliente, a Dell comunica seus fornecedores via software, as peças que serão necessárias para a produção dos computadores. Se ocorrer um problema com algum fornecedor ou com o software que gera os pedidos para os fornecedores, com isso não for fornecida certa peça, a produção do computador para, ocasionando atrasos em toda linha de produção e consecutivamente atrasando a entrega para o consumidor final.
2) Quais os motivos que você entende que levaram a Dell a utilizar o modal aéreo em sua operação e não apenas o modal rodoviário e em quais locais seria pertinente o uso ou abertura de um novo centro de distribuição / armazém? Justifique a escolha.
Eu acredito que os motivos que levaram a Dell a utilizar o modal aéreo em sua operação foi por a linha de informática ser uma mercadoria muito visada e de autovalor, lembrando que o modal rodoviário é muito mais demorado, precário fora dos grandes centros, além falta segurança nas estradas, gerando um custo alto com escoltas.
Além de o modal aéreo não ter nenhum desses problemas citados, este modal é mais ágil e tem menor probabilidade da ocorrer problemas na viagem assim cumprindo todos os prazos de entrega com seus clientes.
3) Porque em 1999 no terremoto em Taiwan a Dell não teve problemas com falta de componentes como ocorreu com seus concorrentes? Justifique os motivos.
A Dell tem uma cadeia de suprimentos muito eficiente, além de um sistema de risco contendo informações de seus fornecedores, ou seja no caso de problemas com um fornecedor, é possível acionar outro em caso de emergência, tudo isso com uma administração muito