Origem da Teoria Neocl ssica
A Gestão por Objetivos funciona se conhecermos
A Gestão por Objetivos (Management by Objectives) foi delineada por Peter Drucker nos anos 50 e colocada por escrito, em 1954, no livro "The Practice of Management". Até aos anos 90 foi alvo de grandes atenções, sendo adaptada globalmente. Peter Drucker colocou em perspectiva a importância deste método organizativo da gestão quando disse: "É apenas outra ferramenta. Não é uma enorme cura os objetivos; 90% das vezes, não conhecemos".
A teoria neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na décadade 1950, diante de um novo contexto de crescimento exacerbadodas organizações e problemas administrativos decorrentes daépoca. É uma teoria que consolida a atuação do Administrador eestá mais voltada para o porquê e para o quê das atividades deuma empresa.É a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionadaaos problemas administrativos atuais e ao tamanho das desorganizações modernas.
Características daTeoria Neoclássica:
Ênfase na prática da Administração- enfatiza os aspectos instrumentais, ação administrativa.
Reafirmação relativa de postulados clássicos– estrutura, autoridade, responsabilidade, departamentalização.
Ênfase nos princípios gerais da administração – Os princípios de administração que os clássicos utilizavam como ―leis‖, são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções praticas. O estudo da Administração baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Ênfase nos objetivos e resultados – Toda organização deve ter como valores visados alcançar objetivos e produzir resultados.
Ecletismo- absorve o conteúdo de outras teorias, pode-se afigurar a Teoria Neoclássica como uma Teoria Clássica atualizada e ao mesmo tempo eclética.
Administração como Técnica Social: Consiste em orientar, dirigir, e concontrolar administração, é basicamente acoordenação de atividades grupais.