Medidas do comportamento organizacional
COMPORTAMENTO E MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
BIANCA PEREIRA DOS SANTOS
MEDIDAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MIRLENE MARIA MATIAS SIQUEIRA
PROFESSORA JUNE MARIZE CASTRO SILVA MARTINS
MONTES CLAROS
2012
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias Siqueira; Medidas do Comportamento Organizacional. Estudos de Psicologia 2002,7(Número Especial). 11-18.
Mirlene Maria Matias Siqueira, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, DF, é professora da Universidade Metodista de São Paulo. Endereço para correspondência: Rua Manoel Pimenta de Abreu, 116-Aptº 73 A – Centro. 08710 – 640, Mogi das Cruzes, SP. E-mail: mmmsiqueira@bol.com.br.
A disciplina comportamento organizacional foi criada por britânicos na década de sessenta e tinha o apoio de outras matérias como Sociologia, Psicologia dentre outras matérias. A partir do reconhecimento dessa matéria procuro-se solidificá-la dando-lhe conceito e procurando matérias afins para contribuir na análise dos temas que era dado a ela. O que contribuiu para esse processo foram alguns temas referentes a outras disciplinas que passaram a ser estudados por essa nova disciplina. A partir disso o Comportamento Organizacional tornou-se uma área teórica e de pesquisa, pois agora possuía várias questões a serem analisadas.
Para se entender mais sobre CO tem se a necessidade de se estudar como tudo começou. Na década de sessenta houve-se aas primeiras tentativas de delimitação dessa disciplina. Os estudiosos a época tinham a preocupação de separar o comportamento organizacional da psicologia industrial. Eles argumentavam que as atividades nas organizações eram um objeto de estudo e não apenas um contexto para onde os conhecimentos psicológicos seriam simplesmente transferidos e aplicados.
O primeiro modelo de conceito para CO possuía quatro níveis sendo eles: indivíduos, equipes, departamentos e a organização. Em 1997 uma revista de Psicologia viu a