Projeto de pedagogia uniseb 1.1
Objetivos gerais
No intuito de desenvolver o habito e o prazer da leitura oferecendo oportunidades variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria e interpretação do mundo em que a criança está inserida.
Objetivos específicos
O acesso a diferentes tipos de textos, mesmo bem antes da alfabetização, permitira a criança capacidade de ler.
Anos
Berçário II, Maternais I e II e Jardins I e II.
Públicos envolvidos e suas funções
Professor e auxiliar de classe: auxiliando as crianças como lendo, fazendo brincadeiras com os temas para que eles se interessem.
Pais: dando continuidade da leitura em casa.
Conteúdos
Textos de gêneros diversos (contos infantis, histórias em quadrinhos, cantigas tradicionais). Tempo de duração
12 meses
Material necessário
Seleção de títulos, CDs para que a criança possa acompanhar a letra, com preferência a histórias interessantes e com enredos que apresentem objetos e personagens comuns do universo infantil.
O acervo constara de edições de diferentes tipos e que inovem na forma.
Fantoches e móbiles, tatames, colchas e tapetes.
Desenvolvimento
1ª etapa: Um espaço amplo e tranqüilo, com livros a disposição e com decoração com recursos adicionais como fantoches e móbiles, tatames, colchas e tapetes em que todos possam se espalhar e ficara vontade.
2ª etapa: Nos primeiros encontros, apresentação dos materiais para as crianças, oferecendo a possibilidade manusear os livros, observando a forma que elas se relacionam com eles, as preferências individuais e o tempo que cada uma dedica à atividade.
Leitura com a garotada das imagens, músicas e textos escritos, apontando figuras e nomeando personagens, para desenvolvê-lo a escuta atenta e favorecer a concentração de todos.
Empréstimos de edições aos pais para leitura em casa.
Avaliação
A avaliação do trabalho será durante todo o processo, desde a montagem do espaço até as atividades propostas, podendo ser alterada a ordem