medidades de massa e volume
Gerais-CEFET/MG
Luiz Fernando Jácome Lopes
Medidas de massa e de Volume
Belo Horizonte
10/2014
2.0 Introdução.
Toda medida é na verdade uma comparação do que está sendo analisado com um padrão estabelecido. Nenhuma medida é exatamente precisa, pois temos que levar em conta os erros que as fontes de incerteza possuem. O operador, o objeto e o aparelho utilizado são fatores que determinantes no grau de precisão de uma amostra.
Medidas de volume
Existem dois instrumentos utilizados para as medidas de volume: instrumentos graduados e instrumentos aferidos. Instrumentos graduados possuem escalas e medem diferentes volumes, já os instrumentos aferidos são capazes de medir um único volume, porem sua precisão geralmente é maior.
Para saber o erro de um determinado aparelho medidor há duas formas: no caso dos aparelhos graduados basta dividir a menor escala por dois e no caso de aparelhos aferidos este erro pode ser encontrado nos catálogos dos fabricantes.
Medidas de massa
O instrumento de medidas de massa é a balança. Por ser um aparelho delicado, devemos tomar alguns cuidados no manuseio e utilização. A balança deve ser colocada em um local fechado, livre de correntes de ar, ondas sonoras e altas temperaturas. A balança analítica é capaz de pesar até quatro casas decimais, ou seja, possuem alta precisão.
3.0 Objetivo
O objetivo da experiência é fazer com que aluno tenha maior contato com as vidrarias e aparelhos medidores enfatizando a diferença e o erro que cada aparelho possui. Além disso, a experiência introduz o conceito de densidade e algarismos significativos.
4.0 Matérias e métodos 4.1 as vidrarias utilizadas foram: Balão volumétrico de 50 ml, béquer de 100 e 250 ml, proveta de 10 e 50 ml, bureta de 50 ml, erlenmeyer de 250 ml, pipeta graduada de 20 ml e pipeta volumétrica de 10 ml. No experimento utilizou-se agua destilada como reagente e foram realizadas 5 experiências.
4.2
A experiência 1