relatório física régua/ paquímetro
CAMPUS DIADEMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DISCIPLINA: FÍSICA I - LABORATÓRIO
EXPERIMENTO Nº 2
Densidade de Sólidos
Profª Dra. Sarah Alves
Por:Alice da Silva Oliverianº 93596
Ana Lucia Patti Soldi nº 93088
Beatriz Salmazzonº 93603
Camila de Andrade Barbaronº 94006
Carollyne Ribeiro da Rochanº 95879
Diadema
Resumo
Nesse experimento de física I foram realizadas medidas da massa e volume de quatro sólidos de MDF de dimensões diferentes, a fim de calcular uma propriedade física específica, a densidade. Neste relatório está relatado todo o processo do experimento, os cálculos para determinar a densidade, e todas as incertezas e erros propagados calculados segundo a teoria dos erros.
Objetivos da Experiência
O experimento tem como objetivo comparar as medidas feitas por dois instrumentos de medição com diferentes precisões, assim como instruir a respeito do correto modo de utilizar um paquímetro. Após aferir as medidas, houve a comparação dessa medições e as incertezas (seus respectivos erros) com a régua o paquímetro e uma balança digital para determinar a densidade de sólidos geométricos de mesmo material.
I – Introdução
A densidade de sólidos e líquidos segundo o Sistema Internacional de unidades é dada em quilogramas por metro cúbico (Kg/m³), entretanto é mais comumente expressa em unidades de grama por centímetro cúbico (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/mL³). A densidade absoluta é uma propriedade especifica, isto é, cada substancia pura tem uma densidade própria que a identifica e a diferencia das outras substancias. Tal é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume: densidade=massavolume [Equação 1]
O volume é uma grandeza variável da pressão e temperatura, entretanto para análise de sólidos e líquidos podemos assumir que a densidade é praticamente constante sob diversas condições dessas variáveis.
O volume é uma grandeza obtida indiretamente, pois depende de outras três grandezas.