medicina pbl
O PBL (Problem-Based Learning) será o método responsável pelo ensino das bases teóricas da medicina. Os elementos essenciais que caracterizam um curso que utiliza o método PBL são:
Não existem aulas teóricas organizadas numa estrutura de disciplinas suportadas por um sistema de departamentos. O ensino das ciências básicas e clínicas é feito exclusivamente por PBL com apoio de seminários.
Dado ser um curso com uma forte componente prática, o ensino clínico começa logo no primeiro ano.
No PBL a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante. O estudante deixa de ser um elemento passivo, sentado numa sala a tomar notas durante a aula, para passar a ser o principal gerador de conhecimento ao procurar activamente a informação que necessita para resolver um determinado problema. O ensino, ou mais correctamente, a aprendizagem do aluno, é assim orientada pelos problemas que lhe são apresentados e que este tem de resolver autonomamente. O papel do professor neste sistema passa a ser, fundamentalmente, o de um orientador do trabalho dos estudantes.
O PBL é um sistema particularmente adequado a estudantes já licenciados por assentar fortemente na independência e responsabilidade dos estudantes, na sua maturidade e capacidade de trabalho. É também um sistema em que o trabalho de grupo, colaborativo, se reveste de enorme importância. Algumas das vantagens resultantes deste método de ensino são uma melhor preparação para a resolução de problemas reais, uma maior facilidade na busca de informação, uma maior familiaridade com as fontes de informação, uma maior facilidade na aplicação do conhecimento adquirido, maior retenção do conhecimento adquirido e, de um ponto de vista mais subjectivo, um processo de aprendizagem mais estimulante e interessante.
Como é que funciona o PBL?
No processo de aprendizagem PBL, os estudantes são confrontados com um problema (caso clínico), tendo que o resolver.
A análise de um