Método PBL
01/03/2011
ED#5 - 3/2011 - NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
2 COMMENTS por Valéria C I Costa (costaval@terra.com.br). Formada emCiências Biológicas (IBUSP), com Mestrado e Doutorado emNeurociências e Comportamento(IPUSP) e Pós-Doutorado emAprendizagem e Memória (FFCLRP-USP). Atualmente é Coordenadora em Neurociências do Centro Integrado de Psicologia e Educação e Projeto Plural – Grupo de Estudos em Neurociências e Educação (Ribeirão Preto).
_
PBL – O que é
A aprendizagem baseada em problemas (ABP ou PBL) é uma proposta pedagógica que começou a ser desenvolvida no final da década de 60 na McMaster University (Canadá) e posteriormente na Universidade de Maastrich na Holanda. Esta proposta é centrada no aluno, onde se procura que este aprenda por si próprio; suas características essenciais são a organização temática em torno de problemas, a integração interdisciplinar imbricando componentes teóricos e práticos e a ênfase no desenvolvimento cognitivo. Tal método rompe com toda a cultura de aprendizado na qual o professor “despeja” conhecimentos e o aluno restringe-se a “receber” os conteúdos mastigados sem nenhum esforço maior de elaboração do pensamento.
A Origem – ou origens
A PBL tem origem conceitual nas idéias do psicólogo americano Jerome Seymour Bruner e do filósofo Jonh Dewey (1859–1952). Bruner foi o principal idealizador da proposta educacional denominada Learning by Discovery (Aprendizagem pela Descoberta) que consistia, em essência, no confronto de estudantes com problemas e na busca de sua solução por meio da discussão em grupos. A filosofia de Dewey fundamentava-se nos conceitos da educação como reconstrução da experiência e crescimento e na motivação como força motriz da aprendizagem.
Entretanto, os iniciadores dessa nova estratégia de ensino na Universidade de McMasterapontam o surgimento da PBL a partir de uma experiência embrionária na Business School de Harvard; recriada na escola médica de MacMaster e, a