Aprendizado baseado em problemas
Inicio-se na Universidade McMaster no Canadá em 1969 desde então vem ganhando muitos aliados importantes em escolas médicas do mundo todo, como Johns Hopkins (Baltimore, Maryland, EUA), Maastrich (Holanda) entre outras.
O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning-PBL) destaca o uso do aluno como o principal responsável de seu estudo, neste método de ensino o foco não se encontra na sala de aula ou no professor como o detentor do conhecimento e no aluno como um elemento passivo do aprendizado, ele faz com que o aluno busque o conhecimento. O professor passa a ter um caráter funcional de tutor ou de orientador onde ele apresentada um problema (caso) e o aluno ira pesquisar em livros, especialistas da área, congressos, seminários o conhecimento.
Este método de aprendizado é mais eficaz em alunos que tem interesse ou facilidade no aprendizado em forma de debates estudantes já licenciados que tem maturidade, independência e responsabilidade maior. É também um sistema em que o trabalho em grupo o cooperativismo se faz de enorme importância.
Nota-se uma vantagem nesse método de ensino é a facilidade em que o aluno tem de resolver problemas reais, maior facilidade na busca de informação familiaridade com as fontes dessa informação o aluno consegue reter o aprendizado, pois de um ponto de vista subjetivo é um método de ensino mais estimulante e interessante.
É fundamental que os estudantes percebam que sua formação depende deles e atitudes proativas, esforço, disciplina e desejo de aprender são essenciais para este método de ensino.
COMO FUNCIONA O PBL
No aprendizado os estudantes são confrontados com um problema (caso clinico) tendo que resolver.
A análise do caso dura em media uma semana e inicia-se com uma seção de uma hora e meia onde o tutor ira apresentar o caso clinico (paciente com um conjunto de sintomas). Após os estudantes fazem uma analise preliminar do caso levantando hipóteses