Teste
História
Essa metodologia surgiu no final da década de 60 nas faculdades de Medicina da Universidade de Macmaster, Canadá e Maastricht na Holanda. No Brasil, algumas faculdades que adotam o PBL são: Universidade Estadual de Londrina - UEL (Londrina/PR); Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (Marília/SP); Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos/SP); Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (Montes Claros/MG); Escola de Ciências da Saúde - FEPECS (Brasília/DF); Universidade Federal de Roraima - UFRR (Boa Vista/RR); Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Macéio/AL); Universidade Federal do Ceará - UFC (Sobral/CE).
Como funciona
Os alunos dão divididos em grupos de 10 a 12 para cada tutor, que se coloca como guia na discussão dos problemas. Essas discussões são as chamadas tutorias, onde um problema é exposto e sete passos são seguidos para a sua resolução:
Sete passos:
1. Leitura do problema e análise dos termos desconhecidos
2. Identificação das palavras-chave
3. Formulação de hipóteses
4. Epícrise
5. Questões de aprendizado
6. Estudo individual
7. Retorno à tutoria para rediscussão do problema
Vantagens
O PBL aumenta o senso de responsabilidade do estudante, pois ele precisa aprender por conta própria. Estimula a leitura, o emprego do raciocínio lógico e a discussão. Incita o estudante a investigar e a resolver problemas. Desenvolve a habilidade de se trabalhar em grupo. Permite o cruzamento de informações de diferentes disciplinas e especialidades. Sem falar que promove o conhecimento de forma