Medicina legal
DEFINIÇÃO:
O termo inteligência vem do latim INTELLEGERE, que significa ENTENDER. Neste diapasão, inteligência tem haver com a COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE TODAS AS COISAS QUE NOS CERCAM. Noutro giro, enquanto INSTRUMENTO ESTRATÉGICO, inteligência pode ser entendida como sendo uma espécie de HABILIDADE EM GERAR CONHECIMENTO através da percepção de um agente e de sua ação no ambiente em que interage.
CONCEITOS BÁSICOS
“Exercício sistemático de ações especializadas para planejamento e execução de políticas para a produção de conhecimento e elaboração de planos e política nacional de governo.”. Abin.
“Preceitos legais e padrões éticos para produção de conhecimento que afaste práticas intuitivas e sem orientação racional.”. Polícia Federal.
“Ações especializadas para identificação, acompanhamento e avaliação permanente e sistemática de ameaças reais ou potenciais para auxiliar nas políticas de segurança.”. SENASP.
Inteligência não tem poder de decisão, mas de assessoramento.
Prever – Prevenir – Reprimir
INTRODUÇÃO AO TEMA
Conceito Legal – Lei 9883 - SISBIN
§ 2° Para os efeitos de aplicação desta Lei, entende-se como inteligência a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.
TIPOS DE INTELIGÊNCIA 1. De Estado ou Clássica – ABIN; 2. De Defesa – Exército; 3. Financeira – COAF; 4. Competitiva ou empresarial; 5. Outras 6. ISP – Inteligência em Segurança Pública; 7. Policia Civil e Militar. 1. Qual é a missão da inteligência?
ASSESSORAR
A inteligência é sigilosa, produz certezas e trabalha a prevenção.
Mine filme – Operação Metastase * ATIVIDADE DE INTELIGENCIA é a