Thomas robert malthus
Neste trabalho vamos abordar os aspectos que levaram Malthus, a fazer suas conclusões e entenderemos os parâmetros utilizados por ele para as suas previsões.
Thomas Robert Malthus, Economista e demógrafo inglês nascido em 14 de Fevereiro de 1766 em Rookery, perto de Guildford, (Surrey), falecendo a 23 de Dezembro de 1834 em Bath.
Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino a qual o homem não podia fugir. Malthus afirmava que o crescimento populacional acontecia em progressão geométrica, e que a produção de alimentos se dava em progressão aritmética. De acordo com a sua teoria Malthusiana, esta situação não era boa para o futuro da humanidade, pois, com o passar dos anos haveria mais pessoas do que a quantidade de alimentos necessários que a terra poderia produzir para a sobrevivência da humanidade.
Sua obra foi criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome apoiavam suas teorias.
Malthus expôs sua teoria em duas obras que deixaram claras suas perspectivas pessimistas: “Um ensaio sobre o princípio da população”.
Pensador original e, embora tenha tido uma longa amizade com David Ricardo, não compartilhava sua ideias. Segundo David, Malthus era voltado ao curto prazo, ao presente, enquanto David era voltado mas a economia de longo prazo.
Iniciou uma longa viagem de estudos pela Europa. Em 1805 foi nomeado professor de História e Economia política na escola da Companhia das Índias em Haileyburv.
Sua fama decorre dos estudos sobre a população.
OBRAS
Malthus decidiu escrever sua própria visão sobre o futuro da humanidade e o crescimento populacional. Em 1798, escreveu e publicou, sob anonimato, o seu célebre livro, An Essay on the Principle of Population, as It affects the Future Improvement of Society: with Remarks on the Speculations of Mr. Godwin, M. Condorcet and Other Writers, uma obra essencialmente polémica,