thomas robert malthus
Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma alarmante. Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.
Teoria Neomalthusiana
A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às condições históricas, ficou denominada de Teoria Neomalthusiana, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.
Para evitar esses contratempos, os neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de “planejamento familiar”. Até mesmo as instituições financeiras como BANCO MUNDIAL e FMI tem exigido o cumprimento de políticas de controle de natalidade.
2. Principais idéias e obras
Embora tenha escrito algumas outras obras, entre as quais Observations on the Effects of the Corn Laws (1814), An Inquiry into the Nature and Progress of Rent (1815), The Measure of Value Stated and Illustrated (1823) e Definitions in Political Economy (1827), as duas mais importantes obras de Malthus foram Ensaio sobre a População (1798) e Princípios de Economia Política (1820).
Nesta última, cujo título original é Principles of Political Economy Considered with a View to Their Practical Application, Malthus desenvolveu idéias extraordinariamente avançadas. Segundo