Medicina legal
HERMENÊUTICA DE MORBIDADE, MORBIDEZ E MORTALIDADE
COLINAS DO TOCANTINS – TO
MARÇO DE 2009
FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS – FIESC
CURSO DE DIREITO
HERMENÊUTICA DE MORBIDADE, MORBIDEZ E MORTALIDADE
Disciplina: Medicina Legal Período: 4º matutino Lente: Joel Acadêmico: MHOAB KHAYAN A. LIMA
COLINAS DO TOCANTINS – TO
MARÇO DE 2009
ESCÓLIO DE MEDICINA LEGAL
1. MORTALIDADE
Em Epidemiologia, mortalidade é a Taxa de mortalidade ou o número de óbitos em relação ao número de habitantes, se analisa os óbitos de determinadas doenças – a morbimortalidade em determinado local e momento com objetivo de estabelecer a prevenção e controle de doenças enquanto ação de saúde pública através registro sistemático das Declarações de Óbito.
Em Demografia este dado é estudado nas estatística do registro civil e censos periódicos, é analisado em relação fecundidade e natalidade mostrando o crescimento populacional em dadas condições históricas e sociais. Atualmente, o que se verifica é uma queda global nos índices de mortalidade.
Em Ecologia estuda-se estas taxas da perda de indivíduos de qualquer em função das condições ambientais sendo, segundo Odum, a mortalidade mínima realizada ou ecológica, uma constante que expressa as condições ideais ou não limitantes e a extinção da espécie a ausência de adaptação.
Mortalidade - Variável característica das comunidades de seres vivos refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo de tempo.
Coeficiente de mortalidade - Relação entre a freqüência absoluta de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer. Pode ser geral, quando inclui todos os óbitos e toda a população da área em estudo, e pode ser específico por idade, sexo, ocupação, causa etc...
Mortalidade infantil – Termo para designar todos os óbitos de crianças menores de 1ano, ocorridos