Gestão logistica
INTRODUÇÃO
No Maranhão, o sistema de transporte desempenha papel de grande importância no apoio às atividades econômicas. O Maranhão possui milhares de quilômetros de estradas pavimentadas, ferrovias e conta com dois importantes portos marítimos, Itaqui e Ponta da Madeira, este último voltado para a exportação de minério de ferro proveniente da Serra de Carajás, no Pará.
Entretanto, na contra mão do Brasil, o Maranhão é um dos estados onde mais sofreu com a queda dos investimentos públicos, sobretudo na área de infra-estrutura de transportes.
Se realmente os planos atuais forem implementados no tempo previsto, poderemos alcançar maior equilíbrio nas condições logísticas do país, porém ainda insuficiente para as necessidades dos usuários e operadores do sistema.
DESENVOLVIMENTO
Para a infra-estrutura logística em nosso país, os projetos anunciados indicam, em seu conjunto, um cenário promissor. Envolvem investimentos totais da ordem de R$ 58,2 bilhões em quatro anos, investimentos em infra-estrutura dos portos, rodovias e ferrovias. A iniciativa privada responde por grande parte desse montante, como já tem feito nos últimos anos. Cumprir metas de crescimento exige que se tenha eficiente escoamento de produtos industriais, minerais e agropecuários, para o mercado interno e a exportação.
Alternativas para a melhoria da infra-estrutura de transportes para o maranhão será nosso objeto de estudo.
O transporte é um instrumento estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico para o estado. É importante para a competitividade do estado, à medida que o crescimento da produtividade do país é contínua, e este, necessita de meios eficientes e com baixo custo para escoar a sua produção. O Maranhão possui as condições geográficas e estruturais passíveis de obtenção de padrão de excelência, necessitando para este fito, de decisão