Mediação
História da Mediação
“A mediação é uma forma de comunicação entre os seres humanos tao antiga como a existência do Homem na Terra”.
De facto a mediação aparece quando as duas partes que estão em conflito recorrem a uma terceira pessoa, ou seja - mediador, para que este propõe as soluções perante o problema e para que as ambas partes fiquem “ganhar- ganhar”.
A institucionalização da mediação como um processo de resolução de conflitos, resultou de um movimento internacional que a apresentou como uma alternativa ao método tradicional judiciário de resolução de conflitos, o chamado ADR-Alternative Dispute Resolution (resolução alternativa de disputas/conflitos) Nos últimos 20 anos a prática da mediação social conheceu um enorme sucesso, primeiro nos EUA e depois em diferentes países europeus, com diferentes iniciativas ao nível de instituições públicas e privadas, associações e cooperativas. Nos E.U.A. a mediação foi o primeiro estado a juntar esta vertente de resolução de conflitos em tribunais, tendo assim um papel importante na divulgação da mediação bem como mas seus modelos de intervenção. A prática da mediação, que inicialmente surge ligada ao termo negociação, é actualmente assumida como um recurso fundamental para o desenvolvimento social dos vários países, em particular aqueles que se caracterizam por uma forte diversidade sócio-cultural, na medida em que se apresenta como uma função-chave para que a comunicação intercultural se realize.
A Mediação em Portugal
A Mediação em Portugal começa a sua trajectória nos anos 90, tendo um forte impulso na última década a partir da realidade da imigração, quer por instituições privadas e públicas, começando a ser visível a necessidade e algum trabalho realizado aos níveis da mediação escolar, conflitos, social e institucional.
Nos anos 90, com a adesão de Portugal à União Europeia, permitiu um maior intercâmbio de