Mediação
RESUMO
Este trabalho foi produzido com intuito de estudar a Mediação como forma de melhor resolução de uma lide em determinados casos, expondo da historia da mediação, estudando seus principais princípios, quais são suas fases que quando deve ser usada. Para tanto, foi utilizada pelas autoras pesquisa doutrinária, bem como pesquisas a outros artigos científicos e textos publicados em sítios da Internet.
Palavras chave: Mediação. Conciliação. Arbitragem. Solução de Conflitos. Sociedade da Informação.
INTRODUÇÃO
Visando dar um breve apanhado sobre a importancia que a mediacao dos conflitos pode ter para o sistema judiciario reduzindo o numero de processos nos foruns e principalmente livrando as pessoas do desgaste provocado pela espera de solucao em longas demandas, alem de construir a harmonia entre os demantantes. Seus principios regram sua condução para que o processo possa haver uma real solução do conflito de forma geral tanto do motivo do processo quanto a convivencia dos litigantes.
Dessa feita, no tema em questão, serão abordados os aspectos históricos, legais, conceito, a aplicação no Brasil e no direito comparado, mas precisamente na Argentina e nos Estados Unidos.
O Propósito não esbarra, sequer, na pretensão de exaurir o tema, mas sim, e tão somente, instigar ao debate acerca do assunto.
DESENVOLVIMENTO
1. Conceito
Mediação é um recurso extrajudicial uma forma de resolução do litígio, com a premissa de “privar” as partes de um longo e cansativo processo, visando à facilitação do dialogo entre as partes.
Nazareth, E.R. (1998) entende que:
Um método de condução de conflitos, aplicado por um terceiro neutro e especialmente treinado, cujo objetivo é restabelecer a comunicação produtiva e colaborativa entre as pessoas que se encontram em um impasse, ajudando-as a chegar a um acordo. [2]
Um mediador para intervir na conversa ajudando no dialoga