Mediação e Conciliação
Mediação e conciliação
A diferença entre mediação e conciliação reside no papel do terceiro interveniente. Basicamente a terceira parte mediadora apoia as partes na sua reflexão e na sua decisão: faz emergir a decisão das mesmas, em conciliação, a terceira parte conciliadora propõe uma solução às partes no processo
Mediação e arbitragem
A diferença entre mediação e arbitragem reside no facto do árbitro tomar uma decisão que impõe às partes que optaram pela arbitragem. Uma prática ainda marginal desenvolveu-se nomeadamente nos Estados Unidos, (no âmbito das Alternatives Disputes Resolution), associando a intervenção de um mediador que, quando não consegue fazer emergir uma solução, pode tornar-se árbitro através de convenção prévia com as partes ou com o acordo das partes às quais o propõe ou que lho pedem. Este método é então nomeado med-arb.
Para que haja mediação no âmbito da resolução de conflitos, convém que se verifique :
partes com um diferendo
um mediador: uma terceira parte neutra relativamente à solução; imparcial nos seus interesses e implicações; independente nas suas relações; garante da confidencialidade do processo (não no sentido judicial).