Mecênica Técnica
R. C. Hibbeler 10ª Edição
Editora Pearson - http://www.pearson.com.br/
1 – Ex 2.8 - Determine o ângulo necessário para acoplar o elemento A à chapa, de modo que a força resultante de FA e FB seja orientada horizontalmente para a direita. Além disso, informe qual é a intensidade da força resultante. FA = 10,4 kN = 54,93o
2 - Todas as cargas são aplicadas aos nós, normalmente o peso próprio é desprezado pois a carga suportada é bem maior que o peso do elemento. Para que o sistema esteja em equilíbrio a resultante das forças em cada nó deve ser nula. Entretanto um engenheiro ao projetar uma estrutura errou no calculo do valor do ângulo , gerando uma força resultante no nó, comprometendo o equilíbrio da estrutura.
Encontre o valor do vetor força resultante do sistema, sua intensidade.
3 – Ex 2.73 O suporte está sujeito às duas forças mostradas. Expresse cada força na forma vetorial cartesiana e depois determine a força resultante FR, a intensidade e os ângulos diretores coordenados dessa força.
4 - Exemplo 2.15 – A cobertura é suportada por cabos, como mostra a figura abaixo. Determine a intensidade da força resultante que atua em A.
5 – Ex 2.98 Os cabos de tração são usados para suportar o poste de telefone. Represente a força em cada cabo na forma de vetor cartesiano.
FA = (-43,5i + 174j – 174 k ) N FB = (53,2i -79,8j -146k ) N
6 - A janela é mantida aberta pela corrente AB. Determine o comprimento da corrente e expresse a força de 200N que atua em A ao longo da corrente com um vetor cartesiano.
7 – Ex 2.132 – Determine o ângulo e a FAC projetada no eixo AO.
8 – Ex 3.14 O comprimento sem deformação da mola AB é de 2 m. Com o bloco mantido na posição de equilíbrio mostrada, determine a massa dele em D.
R – m = 12,8 kg
9 – Ex 3.27 A barra de sustentação é usada para levantar um recipiente com