Manutenção
É a estratégia que melhor se coaduna com o carácter aleatório relativo à ocorrência de avarias. Caracteriza-se pela aplicação de acções de conservação somente quando o seu estado de funcionamento assim o justificar. Para a implementar temos que considerar dois aspectos, que são:
- a possibilidade de possuir um conhecimento actualizado do estado de funcionamento dos equipamentos:
-a possibilidade de intervir em tempo oportuno, afim de eliminar as causas de avarias ou restabelecer as condições de funcionamento.
Convém que se detecte as avarias ainda numa fase em que não estejam a prejudicar por demais a máquina.
Ao analisar os parâmetros da maquina não é possível, por si só, apreciar a gravidade das avarias detectadas. Para isso tem que se usar critérios que permitam avaliar a necessidade de se proceder á aplicação de acções de conservação. Os critérios são:
-critérios de análise de tendências- só pode ser usado se houver um histórico (manutenção preditiva);
-critério de valor absoluto ou níveis limite- é a contínua análise dos parâmetros e a sua comparação com o valor aceitável ou pré-definido;
-critério de comparação- vários equipamentos com características similares onde a comparação de parâmetros permite a detecção de avarias num deles.
As vantagens da manutenção condicionada são:
-evita graves interrupções no sistema de produção;
-Proporciona acções planeadas e programadas;
-reduz os custos de reparação;
-aumenta a fiabilidade e segurança das instalações;
-elimina desperdícios e reduz interferência humana;
-permite controlar a eficácia de exploração das instalações.
Normalização:
Uma norma não é uma lei, mas uma lei pode determinar a aplicação de uma ou mais normas.
O objectivo da normalização é facilitar o comércio de todos os produtos. Quem faz as normas são associações (e entidades) dedicadas à normalização de vários sectores de actividade (nacionais e internacionais). É muito lenta e envolve vários técnicos ou