Exercicios
Documento 1
Produção de insulina humana utilizando a tecnologia do DNA recombinante
1. O que é um plasmídeo? Qual a sua função nesta técnica?
2. Porque razão é utilizada a mesma enzima de restrição, quer para obter o fragmento de DNA, quer para seccionar o vector?
3. Que vantagens prevê do uso de bactérias para a produção de insulina?
4. Tendo presente que o gene humano da insulina é apenas um dos muitos que constituem o genoma da bactéria, o que será necessário fazer no final do processo para obter insulina capaz de ser utilizada nos seres humanos?
5. Pesquise acerca de outras substâncias produzidas à custa desta técnica referindo as circunstâncias em que serão aplicadas.
Documento 2
Produção de cDNA
1. Descreva os acontecimentos relacionados com o processo de maturação do mRNA.
2. Como se designa a enzima que permite produzir uma molécula de DNA a partir de mRNA? Procure justificar a sua designação.
3. Qual é a enzima que permite, após a produção da primeira cadeia de DNA, produzir a cadeia complementar?
4. Que diferença existe, em relação à constituição, entre o DNA original e o cDNA?
5. Em que medida se pode afirmar que a produção de cDNA limita o “dogma central da Bioquímica”?
Documento 3
Potencialidades da técnica do DNA fingerprint
Na técnica do DNA fingerprint, pretende-se separar os fragmentos de restrição, que variam de indivíduo para indivíduo. Recorrendo a enzimas de restrição, o DNA dos indivíduos é fragmentado. Os fragmentos de restrição do DNA dos indivíduos são separados, por tamanho através de uma electroforese. Numa electroforese faz-se a separação de moléculas com carga eléctrica,fazendo-as migrar, sujeitas a um campo eléctrico, ao longo de um meio poroso, geralmente um gel de agarose.
Situação A