Mecanismos de Reações
INTRODUÇÃO
Os alcoóis são compostos que apresentam grupos hidroxilas ligados a átomos de carbono saturados com hibridização spᶾ, é considerado derivado da água da qual um dos átomos de hidrogênio é substituído por um grupo orgânico:H-O-H ou R-O-H.
Os alcoóis ocorrem com abundância na natureza e têm muitas aplicações industriais e farmacêuticas. O metanol e o etanol, por exemplo são alguns dos produtos químicos mais importantes.
Atualmente, cerca de 1,7 bilhão de galões de metanol são produzidos a cada ano nos estados unidos pela redução catalítica do monóxido de carbono com gás hidrogênio.
Industrialmente, o metanol é usado como solvente e como material de partida para a produção de formaldeído (CH₂O), de ácido acético(CHȝCO₂H) e do aditivo de gasolina éter tert- butílico e metílico[MTBE,CHȝOC(CHȝ)ȝ].
Os alcoóis têm temperaturas de ebulição elevadas em decorrência da formação de ligações de hidrogênio no estado líquido,como ocorre com a água. O átomo de hidrogênio – OH polarizado positivamente de uma molécula é atraído pelo par de elétrons isolados de um átomo de oxigênio polarizado negativamente de outra molécula. Isso resulta em uma força intermolecular fraca que une as moléculas.para que as moléculas passem do estado líquido para o estado gasoso,essas atrações intermoleculares devem ser rompidas, por isso a temperatura de ebulição é maior.
Como a água, os alcoóis e fenóis são fracamente ácidos e básicos.como bases fracas, os alcoóis e fenóis são reversivelmente protonados pelo tratamento com ácidos fortes formando o íon oxônio, ROH₂˖.
OBJETIVO
Verificar as propriedades do etanol, comparar as reatividades dos álcoois.
Materiais e Reagentes
Tubos de ensaio;
Pipetas Graduadas de 5Ml;
Etanol;
Isopropanol;
Tercibutanol;
HCl concentrado;
KMnO₄-0,01M e 1M;
H₂SO₄-6M; e
NaOH-6M.
Procedimento Experimental
Parte 1
a) Numerou-se três tubos de ensaio: neutro, ácido e básico.
b) Adicionou-se a cada tubo,2Ml