Reações e mecanismo
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
JEAN VICTOR DE CASTRO TROVÃO
REAÇÕES E MECANISMO
MANAUS - AM
2011
JEAN VICTOR DE CASTRO TROVÃO
REAÇÕES E MECANISMO
MANAUS - AM
2011
Conteúdo INTRODUÇÃO 4 Cisões Homolíticas e Heterolíticas 5 Reação de Adição 6 Reação de eliminação 7 Reações de Substituição 8 Reações de Rearranjo 9 CONCLUSÃO 10 Referências Bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
Um dos pontos mais importantes sobre a abordagem da química orgânica através dos mecanismos é: ela nos ajuda a organizar, de uma forma compreensível, um corpo de conhecimento que, de outra maneira, seria extremamente complicado. Da mesma maneira que os grupos funcionais nos ajudam a organizar os compostos de uma maneira compreensível, os mecanismos nos ajudam a organizar as reações. Como os produtos da reação são formados? A resposta para essa pergunta irá tomar a forma de um mecanismo para a reação - uma descrição dos eventos que ocorrem em um nível molecular quando reagentes tornam-se produtos.
Numa reação quimica, ligações velhas são quebradas para que ligações novas possam ser construidas o que precisamos ver então é que partículas se formam quando as ligações são quebradas, ou seja, que partículas iram se juntar para que uma ligação nova seja feita. Nosso primeiro assunto então será as cisões que podem ser de dois tipos como veremos a seguir.
Cisões Homolíticas e Heterolíticas
Quando os átomos se combinam para formar uma molécula, liberam energia. Para separar os átomos da molécula, tem de se consumir uma quantidade equivalente de energia.
- A dissociação de uma molécula em 2 átomos, ou num átomo e um grupo de átomos, envolve a separação da ligação covalente.
- Quando cada um dos elétrons que constituem a ligação covalente vai para seu fragmento, o tipo de ruptura de ligação chama-se homólise:
- Se a ruptura envolve a migração dos e - para o mesmo fragmento, a ruptura denomina-se