Relatório sobre poluição atmosférica.
Camadas da atmosfera terrestre.
Troposfera.
A camada mais próxima à superfície da Terra é conhecida como a troposfera, que se estende do nível do mar. A parte mais baixa da troposfera é chamada Camada Limite Atmosférica (CLA) ou na camada limite planetária (CLP) e estende-se desde a superfície da Terra. Nesta camada, a temperatura média varia entre 20°C na parte inferior a 60°C negativos na parte superior, ou seja, diminui com o aumento da altitude até atingir o que se chama a camada de inversão, onde a temperatura passa a aumentar com o aumento da altitude, e que cobre a camada limite atmosférica. A parte superior da troposfera, ou seja, acima da camada de inversão, é chamada de troposfera livre .É na troposfera que se verificam os fenómenos atmosféricos, e grande parte dos fenómenos associados à poluição atmosférica.
Estratosfera.
A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera da Terra, logo acima da troposfera, e abaixo da mesosfera. A fronteira da troposfera com a estratosfera, onde se verifica essa inversão térmica. É nesta camada que se encontra a camada de ozono.
Principais poluentes primários.
Óxidos de enxofre (SO2)
Os óxidos de enxofre, em especial o dióxido de enxofre (SO2), são produzidos em grande escala por processos industriais e pelo tráfego de veículos a motor. O enxofre é um composto abundante no carvão e petróleo, sendo que a combustão destes emite quantidades consideráveis de SO2. A