Resumo Piaget: Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Pedagogia – 2º semestre (vespertino)
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Profº: Diniz Antônio Sena Bastos
Aluno(a): Joana Naiara das C. Nascimento
RESUMO CRÍTICO
Belém – Pa
2014
RESUMO
PIAGET: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E APRENDIZAGEM
Piaget demonstrou interesse em pesquisar o desenvolvimento cognitivo da criança para melhor compreender o ser humano, partindo assim, de sua gênese, aperfeiçoando métodos pedagógicos, através de sua teoria chamada Psicogênese, compreendendo seu crescimento orgânico, através de sua formação em biologia, e mental, até sua fase adulta.
Para o biólogo o desenvolvimento cognitivo é algo dinâmico, ou seja, um processo que acontece de acordo com a evolução da criança, física e mental, essa evolução Piaget caracteriza como estágios, que se modificam conforme a interação do individuo à realidade.
Nesse processo existem fatores que colaboram para o seu melhor desenvolvimento, o fator de maturação orgânica, que acredita que o conhecimento é algo herdado, há também o fator endógeno, que diz respeito à ação dos indivíduos sobre um objeto e o fator interacionista, que nada mais é que a interação de individuo e sociedade, estando interligados em nível de excelência. Porém, há ainda o fator, digamos que, principal, a busca por equilíbrio, possibilitando à criança uma melhor integração ao meio em que vive.
Nessa busca por equilíbrio o individuo diariamente tenta adaptar-se à novas situações e exigências do meio, agindo sempre para satisfazer uma necessidade, envolvendo dois mecanismos que se complementam:
a) Assimilação: processo de absorção de novas experiências ao conhecimento que já possuímos.
b) Acomodação: processo de modificação para adaptar-se às novas exigências ou a algo ainda desconhecido.
A adaptação somente é possível se o equilíbrio entre esses dois processos existir, porém, “é em