Resumo argumentativo sobre jean piaget e
CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO ARGUMENTATIVO SOBRE JEAN PIAGET E VYGOTSKY
VALENÇA
Dezembro 2012
MARCONDES SANTOS ROCHA
RESUMO ARGUMENTATIVO SOBRE JEAN PIAGET E VYGOTSKY
Trabalho apresentado como exigência da Disciplina Psicologia da Educação pela Profª Luciana silva, como requisito parcial para aprovação no Curso de Pedagogia da Faculdade Zacarias de Góes.
VALENÇA
Dezembro 2012
Para refletirmos sobre os pontos de vistas de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento humano, necessitamos primeiramente conhecer o termo cognitivo, cujo significado é o ato ou processo de conhecer. Cognição é o processo através do qual o mundo de significados tem origem, a psicologia cognitiva envolve o estudo das bases do conhecimento humano. O armazenamento e utilização da informação no plano da cognição envolvem muitos assuntos relevantes para a educação, tais como a aprendizagem, linguagem, o raciocínio, a memória a percepção o pensamento dentre outros. A partir desta perspectiva conceitual, as propostas de práticas pedagógicas baseadas nos pressupostos cognitivistas são orientados no sentido de promover uma relação dialógica entre professor e aluno, num clima democrático propício às descobertas e à reflexão.
Os pressupostos e as contribuições para a prática pedagógica de Jean Piaget foram a epistemologia da genética, como era biólogo de formação foi motivado pelo desejo de responder questões tais como o que é conhecimento?, o que conhecemos? , como conseguimos conhecer o que conhecemos?, como alcançamos o conhecimento válido?
Autor de uma vasta obra composta por mais de 70 livros e muitos artigos, Piaget alcançou grande repercussão desde a publicação dos seus primeiros cinco livros.segundo Piaget o processo de desenvolvimento cognitivo acontece por etapas sucessivas em que as estruturas intelectuais se constroem progressivamente. Piaget identificou três