Mecanismo de reparo
O DNA é o suporte físico da informação genética, é composto por ácidos nucleicos. A molécula do DNA é constituída por unidades básicas designadas nucleotídeos, que são formados por uma base, pentose e um grupo fosfato. O DNA possui uma dupla hélice, que as suas cadeias polinucleotideas se dispõe em sentido inverso, se dizendo então antiparalelas. Estas duas cadeias estabelecem uma ligação através de pontes de hidrogênio entre as bases.
Objetivo
Aplicar a técnica de extração de DNA em células vegetais.
Materiais utilizados * Morango * Cebola * Banana * Grall e pistilo * Beckers * Pipetas * Tubos de ensaio * Detergente * Álcool * Bastão de vidro * Gaze * Nacl * Água destilada
Procedimento
Primeiramente amassamos a banana e o morango, a cebola é picada em pedaços pequenos.
Em seguida identificamos 3 Becker e 3 tubos de ensaio com as letras A, B e C, em cada Becker adicionamos 10 ML de detergente, 3 gramas de Nacl e 100 ML de água destilada, com o bastão de vidro misturar as soluções.
No tubo B colocamos a banana amassada, no tubo C colocar a cebola picada e no tubo B colocamos o morango e misturamos.
Levamos os tubos B e C ao banho Maria por 15 minutos, após passar o tempo levamos a um recipiente com gelo para poder resfria-los.
O próximo passo é filtra as soluções A,B e C usando a gaze, após filtrado adicionar lentamente em cada tubo de ensaio com a pipeta Pasteur álcool previamente resfriado. Fazer movimentos suaves com o tubo de modo com que o DNA passe para a forma alcoólica. Após isso obsermos que o DNA passa do aspecto viscoso para o de um chumaço de algodão, em seguida retiramos o DNA com a pipeta Pasteur e colocamos sobre uma lâmina, coramos com o corante, e colocamos a lamínula em cima, e visualizamos no microscópio.
Conclusão
Foi possível visualizarmos o DNA do morango e da banana, o da cebola apresentou uma certa dificuldade de vermos.
DNA da banana
DNA da