Mecanismos de reparo dna
Entende-se por reparo a capacidade da maquinaria celular de corrigir os erros causados por mutações. Muitos danos sofridos pelo DNA podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice, de tal forma que a inforção perdida em uma fita pode ser recuperada a partir da fita complementar. Os mecanismos existentes e conhecidos de reparação do DNA lesado são provavelmente universais e uma célula pode ter vários sistemas capazes de atuar ao mesmo temo no DNA lesado.
Como os sistemas de reparação são mais bem compreendidos e estudados na Escherichia coli, muitos mecanismos discutidos farão referência a esta bactéria.
Antes de estabelecer os mecanismos de reparo, é necessário estabelecer e deixar claro alguns conceitos:
Genoma - Genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA. Mais precisamente, o genoma de um oganismo é sequência de DNA completa um conjunto de cromossomos; por exemplo, um dos dois conjuntos que um indivíduo diplóide contém em cada uma das suas células somáticas.
Gene - Na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos - biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genético.
Mutações
Mutações que ocorrem naturalmente incluem todas mudanças imagináveis na sequencia de DNA.
As mutações que tem somente um efeito sutil no produto gênico, como as mutações ppara sensitividade a temperatura, são frequentemente simples trocas de uma base por outra.
Entretanto, algumas mutações naturais destroem completamente a função de um gene. Essas mudanças mais drásticas, chamadas mutações nulas, incluem não somente mudanças de bases, inserções ou deleções de uma base, mas também,extensas inserções e deleções e mesmo rearranjosa grosseios na estrutura cromossômica.
Tais mudanças podem ser causadas, por exemplo,pela inserção de um