Max Horkheimer
Max Horkheimer
Foi um filósofo e sociólogo alemão. Filho de um industrial judeu, Max Horkheimer nasceu em 14 de fevereiro de 1895, em Stuttgart, na Alemanha. Abandonou os estudos em 1911 para aprender um ofício e ajudar na fábrica de seu pai. Participou da 1ª Guerra Mundial e, quando ela terminou, concluiu os estudos e decidiu se especializar em Filosofia e Psicologia, nas cidades de Munique, Friburgo e Frankfurt, onde conheceu o também filósofoTheodor Adorno.
Contibuição para a escola de frankfurd
A tradição filosófica agora referida como "Escola de Frankfurt" é talvez particularmente associada a Max Horkheimer (filósofo, sociólogo e psicólogo social), que se tornou diretor do instituto em 1930 e recrutou muitos dos mais talentosos teóricos da escola, incluindo Theodor Adorno (filósofo, sociólogo, musicólogo), Erich Fromm (psicanalista), Herbert Marcuse(filósofo) e, como membro do "círculo de fora" do instituto, Walter Benjamin (ensaísta e crítico literário).
IdeiasO homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.
Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão.
Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida.
A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela.
Você não pode ser qualquer coisa que desejar ser. Mas pode ser tudo o que Deus quer que você seja.
Não sobrecarregue o hoje com os arrependimentos de ontem nem o estrague com os problemas de amanhã.
Obras
Materialismo e Moral - neste trecho do ensaio de 1933, Horkheimer, fala da necessidade de reunificar ética e política, sentimentos morais e transformação social.
Teoria Tradicional e Teoria Crítica - neste texto, de 1937, Horkheimer mostra a indivisão entre a teoria conceitual e práxis social. A teoria Crítica reunifica razão pensamento dualista que separa sujeito e objeto de conhecimento.
Eclipse da Razão -