Theodor Adorno e Max Horkheimer
Theodor Adorno (1903-1969)
Nascido em Frankfurt e de origem judaica.Theodor foi um dos expoentes da chamada escola de Frankfurt.Que contribui para o renascimento intelectual da Alemanha após a segunda guerra mundial.Estudou filosofia,sociologia,psicologia e música na Universidade de Frankfurt.
Max Horkheimer(1895-1973)
Nasceu em Stuttgart,na Alemanha.Abandonou os estudos em 1911 para aprender um oficio e ajudar na fábrica de seu pai. Participou da primeira guerra mundial e,quando ela terminou conclui os estudos e decidiu se especializar em filosofia e psicologia nas cidades de Munique,Friburgo e Frankfurt.Onde conheceu o também filósofo,Theodor Adorno.
Theodor Adorno e Max Horkheimer são os principais representantes da Escola de Frankfurt fundada em 1924,na Universidade de Frankfurt na Alemanha.Em 1947 os filósofos criaram o termo Indústria Cultural.Definiram Indústria Cultural como um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura :filmes,livros,musica popular,programas de TV entre outros,como mercadorias e como estratégia de controle social.
Industria cultural
Theodor e Max fizeram uma analise dos meios de comunicação de massa e tiveram conclusão que tudo isso funciona como uma industria de produtos culturais visando o consumo,para eles a industria cultural transforma as pessoas em consumidoras de mercadorias culturais ou seja,essa industria tira toda a seriedade da cultura erudita,assim como sua autenticidade.
Theodor Adorno e Max Horkheimer
Em
O Iluminismo como mistificação das massas.
“A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação, é o caráter repressivo da sociedade que se auto-aliena.
Automóveis, bombas e filmes mantêm o todo até que seu elemento nivelador repercuta sobre a própria injustiça a que servia”.
“Distinções enfáticas, como entre filmes de classe A e B, ou entre histórias em revistas de diferentes preços, não são tão