Matéria organica em sistemas florestais
1
1 Introdução
A matéria orgânica do solo (MOS) em sistemas florestais desempenha um papel importante e bem conhecido na manutençãoda fertilidade do solo e na recuperação de solos degradados. A MO do solo fornecida pelos sistemas agroflorestais é de fundamental importância para a recuperação das áreas degradadas, as quais podem ser assim resumidas tendo como importâncias principais boas condições físicas do solo, incluindo a capacidade de retenção de água; provem um balanceado suprimento de nutrientes, protegendo-os contra a lixiviação até serem liberados pela mineralização; permite o melhor uso de fertilizantes por meio do melhoramento da capacidade de troca catiônica.
Até o momento, as pesquisas têm demonstrado que a produção de biomassa que retorna ao solo, em sistemas agroflorestais é equiparada àquela produzida sob vegetação natural, quando se considera a mesma zona climática.
Na maioria dos solos tropicais,a importância da MOS está no fato de ser determinante da capacidade de troca de cátions bem como a principal fonte de nutrientes minerais às plantas. Por este motivo quando há a retirada da vegetação original, frequentemente seguida de práticas inadequadas de manejo, observa-se após alguns anos a degradação da matéria orgânica com consequente redução da fertilidade do solo.
A dinâmica da matéria orgânica na maior parte dos sistemas terrestres é governada principalmente pela adição de resíduos orgânicos de diversas naturezas e pela contínua transformação com ação dos fatores físicos, químicos, biológicos, climáticos e principalmente pelo uso e manejo das terras. Adinâmica da MOS pode ser modificada pelo manejo, por meio da seleção de culturas e de formas de preparo do solo, e também pela adição de fertilizantes químicos e materiais orgânicos, que influenciam nos processos biológicos de decomposição e mineralização.
2.Revisão bibliográfica
Nos sistemas florestais nativos, a superfície do solo está geralmente coberta por