Reservatórios e fluxos de nutrientes
TEMA: RESERVATÓRIOS E FLUXOS DE NUTRIENTES
[pic]
Elaborado por:
-ERIK SEQUEIRA Nº 19858
-SAMUEL LEAL Nº 19209
-JOSÉ SERÔDIO Nº6191
-NUNO LEMOS Nº 20356
TURMA 2
Índice
O nosso trabalho está estruturado da seguinte forma:
- Introdução
- Objectivo
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Referências bibliográficas
Introdução
Os nutrientes desempenham um papel primordial nos ecossistemas, daí a necessidade de existir reservatórios onde nomeadamente as plantas possam ir buscar os nutrientes para poderem crescer, desenvolver e reproduzir. As plantas vão buscar os nutrientes ao solo e acumulam-nos nos seus órgãos (nas folhas, no tronco, casca, etc.). O homem remove grande parte desses nutrientes quer no ecossistema agrícola quer no ecossistema florestal. Como em alguns casos o solo que constitui a reserva dos nutrientes para as plantas não tem nutrientes em quantidade suficiente relativamente às quantidades que as plantas precisam extrair do solo o Homem tem de adicionar nutrientes ao solo para que a produtividade não seja limitada pela deficiência de este ou aquele nutriente.
A contribuição da meteorização das rochas, como nutrientes, no solo é um processo muito lento, com uma duração superior a centenas ou milhares de anos, que não é compatível com as necessidades mais imediatas das plantas e outros seres vivos, de se alimentarem através destes nutrientes, originados por esta via.
Neste trabalho vamos debruçar sobre o grande tema “Reservatório e Fluxo de Nutrientes” para o que é de extrema importância falar sobre as plantações florestais, onde vamos dar ênfase à plantação do eucalipto. Tanto o eucalipto e as outras plantações florestais mundialmente têm vindo a ser objecto de estudo, neste âmbito.
A floresta é extremamente importante para a humanidade quer a nível social quer a nível