Matrizes
Introdução -- |
Conteúdo --- ||
Anexos ------ |||
Bibliografia - |V
Introdução
No trabalho a seguir, você verá uma pesquisa feita sobre as matrizes, seus conceitos, sua utilização, como funciona, quais são, entre várias outras dúvidas.
Conteúdo
O estudo de matrizes é, na verdade, uma preparação para o estudo de sistemas lineares. Para facilitar a notação dos sistemas foram criadas as matrizes, que nada mais são do que um conjunto de números organizados na forma de uma tabela;
Chama-se matriz m x n a uma tabela retangular com m.n elementos, dispostos em m linhas e n colunas. Na grande maioria das vezes esses elementos são números.
Elas são usadas frequentemente para organizar dados. Por exemplo, as notas finais dos alunos de uma turma no colégio podem formar uma matriz cujas colunas correspondem às matérias lecionadas e cujas linhas representam os alunos.
Na interseção de uma linha com uma coluna haverá um número, que é a nota daquele aluno naquela matéria. Para localizarmos um elemento numa matriz precisamos de duas informações: a linha e a coluna em que está.
Costuma-se representar as matrizes por letras maiúsculas e seus elementos por letras minúsculas, acompanhadas por dois índices que indicam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Assim, uma matriz A do tipo m x n é representada abreviadamente, A = [aij]m x n, em que i e j representam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa.
Um exemplo é: na matriz A = a23,o a é o elemento da 2ª linha e da 3ª coluna.
Existem diversos tipos de matrizes, são elas:
Matriz quadrada, vetor, matriz identidade, matriz inversa, matriz transposta, matriz simétrica, matriz positiva, matriz negativa.
As matrizes nos ajudam em vários assuntos e estudos que fazemos no dia a dia. Matrizes, na verdade, são tabelas, como foi mostrado nos parágrafos acima. As aplicações dessas "tabelas" nos auxiliam, por exemplo, no