Resenha Critica Filme 12 anos de escravidão
Resenha Critica
12 years a slave.Diretor Steve Mcqueen. Filme de drama épico e histórico, britânico-estadunidence. Roteirista John Ridley. Duração 134 minutos. Orçamento: US$ 20 milhões. Rendimento: 3 Óscares e 1 globo de Ouro. Lançamento em 2013 nos EUA e no UK e em 2014 no BR.
12 anos de escravidao,filme vencedor do 71° globo de ouro e indicado para o Oscar 2014 em 09 categorias foi baseado no livro de Solomon northup e as memorias que ele carrega, o reconhecimento e a sacada de mestre de tornar o livro um filme veio do diretor Steve Mcqueen , lançado no Brasil em fevereiro de 2014 e nos EUA e no reino unido em 2013 ,o filme que é classificado como drama histórico se passa em 1841, algumas décadas antes da abolição da escravatura nos EUA.
Para aqueles que vão ao cinema esperando um filme digno de Steve Mcqueen não saem desapontados, assim como em Shame e Hunger o diretor mais um vez impõe sua audácia ao filmar a violência de forma gráfica. Já aqueles que vão assistir pelo simples fato de não conhecerem o Vencedor do Oscar de melhor filme em 2014 é importante que deixem de lado seus pré-julgamentos e mente fechada.
O filme começa retratando o negro liberto e letrado de 1841, Solomon Northup, que vive com sua esposa e filhos ate o dia em que é sequestrado em Washington D.C. durante uma viajem de trabalho. O personagem interpretado por Chiwetel Ejiofor é levado para o sul do pais (na época pro-escravista) e vendido como escravo , assim ao longo da trama o personagem encontra uma forma de ‘engolir’ seu orgulho na esperança de um dia conseguir sua alforria, negar sua cultura , seu conhecimento quanto a leitura e escrita que eram vistos como ameaça pelos senhores de escravo.
Mcqueen conseguiu expor o racismo e preconceito sem de fato coloca-los como foco principal do filme e retratar personagens que por mais clichês parecem ser sua presença o diretor conseguir retrata-los sem que