matrizes
O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada em áreas como Economia, Engenharia, Matemática, Física, dentre outras. Vejamos alguns exemplos:
Operações com matrizes no Microsoft Excel
Para realizar cálculos de matrizes no Excel, basta transcrever os números da matriz para uma planilha do Excel como no exemplo abaixo:
Para saber o determinante desta matriz basta escolher uma célula para obter o resultado, no campo função digite =matriz.determ( selecione toda a matriz) e pressione enter.
Neste caso foi escolhida a célula A5 para obter o resultado do determinante. Após digitar a formula obtivemos o resultado 2.
Para realizar a operação de multiplicação de matrizes utilizando o Excel, devemos transcrever as duas matrizes para a planilha do Excel como no exemplo ao lado:
Após transcrever os números selecione o campo Matriz C, onde será dada a resposta da multiplicação.
Na aba de “Formulas”, selecione “Inserir Função” e aparecerá a seguinte tela:
No campo “Matriz 1”, selecione todos as células da Matriz A, e no campo “Matriz 2, selecione todas as células da Matriz B e clique em OK.
Após, selecione todas as células da Matriz C e clique no campo “formula”. Aperte os botões “CTRL + Shift + Enter e aparecerá o resultado da multiplicação das matrizes nas células selecionadas.
Operações com matrizes no Matrix Calculator
Outro Programa utilizado é o Matrix Calculator. Este programa é muito simples e fácil de utilizar, pois se assemelha muito a uma calculadora simples.
Com o Matrix Calculator, podem-se fazer operações como adição, multiplicação, subtração, determinantes e matriz transposta.
Para realizar as operações deve-se selecionar a opção “MATRIX” na parte superior da janela, após selecione “ New Matrix” e transcrever a matriz desejada.
Seleciona-las nas opções Matriz A e Matriz B.
Na janela “Operations” selecione a função desejada como por exemplo A + B,