Matriz e filial
FACULDADE DIADEMA
Trabalho de
Contabilidade Intermediária
Turma: Ciências Contábeis – 4º semestre
DIADEMA
2011
UNIESP
FACULDADE DIADEMA
Matriz e Filial
Provisão para contingência
Atividade solicitada pelo Professor Reinaldo Fajardo para entrega no dia 24 de Novembro de 2011, como requisito obrigatório para a disciplina de Contabilidade Intermediária.
DIADEMA
2011
Matriz e filial
Definição:
Matriz
Segundo Silvério das Neves (2004, p. 317), Matriz é: O estabelecimento sede ou principal, ou seja, aquele que tem primazia na direção e a que estão subordinados todos os demais, chamados de filiais, sucursais ou agências. Representa, portanto, todo o estabelecimento mãe, exprimindo a fonte ou a origem donde provêm as coisas.
Filial
Corresponde a qualquer estabelecimento mercantil, industrial, ou civil, dependente de outro ou da sede de outro que detém ou tem o poder de comando sobre ele. As filiais representam, portanto, os estabelecimentos filhos.
Sucursal
Estabelecimento comercial ou industrial que opera na dependência da matrz, em local distinto ao do estabelecimento principal, com objetivo de realizar melhores negócios, ou seja, ser mais eficiente. Tem maior autonomia administrativa, opera com maior liberdade de decisão, porém, ligada à orientação e direção da matriz.
Portanto, a sucursal tem categoria superior r posição hierárquica mais elevada que a filial.
Agência
O vocábulo de agência é usualmente utilizado, no Brasil para designar a filial de um estabelecimento bancário ou dos correios. É localizado fora da sede, mas a esta subordinada. Tem o mesmo significado de filial e sucursal.
Disposição do Conselho Federal de Contabilidade
O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução CFC 684/90 introduziu nas Normas Brasileiras de Contabilidade as regras de