Matriz Teorica Liberal
Esta foi a primeira formulação teórica que tentou compreender a existência e a razão pela qual a sociedade passa a delegar poderes aquele conjunto de pessoas para que elas representassem o povo estabelecendo regras e normas, o que passaram a chamar de Estado e também discutir as formas de seu funcionamento.
Segundo Thomas Hobbes, a sociedade vive em permanente conflito, e para evitar estes conflitos o Estado seria uma maneira de organizar e sistematizar a sociedade.
Então Rousseau, a partir de sua análise do processo da revolução francesa, quando a sociedade procura questionar os poderes absolutos dos reis, as diferenças sociais que estavam marcantes principalmente a ausência de poder do plebeu que era um seguimento da sociedade que cada vez mais crescia economicamente. Ele faz uma reflexão a respeito desta organização que se institui, e constrói a ideia da soberania popular, onde cada um dos indivíduos abre mão de seus direitos, de sua autonomia e independência e delega poderes ao Estado.
Ao longo do século XVIII e XIX, os teóricos do Liberalismo estabeleceram como direitos naturais a LIBERDADE e o direito da PROPRIEDADE. Estes princípios são fundamentais na concepção da Matriz Liberal, onde se falava que o Estado era representante do povo, que não era toda a sociedade, mas aqueles que tinham propriedade.
O Liberalismo compreende a ideia de Estado Mínimo, dotado de livre concorrência, um mercado auto-regulável.
2. Elabore um texto de 1.200 caracteres sobre a Matriz Teórica Marxista, como, para estes teóricos, o Estado se constitui e quais seriam suas atribuições. Explique, ainda, como seria a relação entre Estado Socialista e Mercado.
Enquanto no Liberalismo se falava de direitos dos indivíduos e da liberdade