Gestão em Saúde Pública
Na dinâmica pendular busca-se um “ponto de equilíbrio” entre o Estado (à Esquerda) e o Mercado (à Direita) onde a população é o pêndulo que oscila. O Estado deve fazer as intervenções corretivas ou compensatórias para que o Mercado não acumule a riqueza nas mãos de alguns para assim evitar a sua própria destruição e estimular o desenvolvimento econômico e o bem estar da população.
Na última crise no mercado financeiro no Brasil, o Governo interviu diminuindo o valor do IPI de produtos para assim “aquecer” o Mercado que estava em baixa.
2) Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
A dinâmica espiral compreende uma análise interpretativa da evolução das sociedades capitalistas em um determinado tempo, que exemplifica as influências interventoras originadas nas relações entre Estado e Mercado,onde o poder interventor do Estado e as relações deste com o Mercado em prol do bem estar das sociedades capitalistas é uma evolução constante e continua que não regressa a um mesmo ponto de partida.
3) Explique a diferença entre a dinâmica pendular e a dinâmica espiral.
Na dinâmica pendular, a sociedade é um pêndulo que vai e volta de acordo com o Mercado e as intervenções do Estado. Já a dinâmica espiral as influencias do Estado sobre o Mercado são evolutivas e não há volta.
4) Quais as duas matrizes teóricas para interpretação das relações entre Estado e Mercado? Explique a diferença entre elas.
As matrizes teóricas são a liberal e a marxista.
A matriz liberal fazia oposição ao poder absoluto dos monarcas, que invocavam o direito divino como fonte de legitimidade. Ela surgiu a partir do Jusnaturalismo e defendia o direito a liberdade e a propriedade onde todos os indivíduos são iguais por natureza.
Já a a matriz Marxista tinha como principio a luta de classes: de um lado os burgueses, donos do poder e do outro o