Estado, governo e mercado
Cite três características distintivas entre a corrente liberal e a marxista.
1ª PAPEL DO ESTADO
Matriz Liberal
O Estado surgiria pela necessidade do cumprimento dos direitos considerados naturais a todo indivíduo – liberdade e propriedade. Ele deveria garantir a segurança da sociedade e a proteção dos bens, ficando seu poder limitado por estes direitos e sendo ilegítimo caso não os cumprisse.
Matriz Marxista
A razão para o surgimento e manutenção do Estado estaria na necessidade de se garantir a preponderância da classe dominante sobre a classe dominada. Enquanto os liberais ratificavam a necessidade constante da presença estatal – como Estado Mínimo - Marx acreditava que primeiramente o Estado deveria ser forte para em seguida, quando a sociedade estivesse organizada, ser extinto. Esta matriz ainda afirmava que em todo Estado formado por sociedade de classes, o governo seria sempre uma ditadura da classe dominante.
2ª SOCIEDADE
Matriz Liberal
Sociedade na qual todos os indivíduos eram considerados iguais por natureza perante o Estado e a lei, o que consequentemente os asseguraria direitos naturais, como a liberdade e a propriedade. Cada membro poderia lutar por conta própria para conseguir uma colocação adequada na sociedade e no mercado. Por fim, o liberalismo acreditava que a pobreza do homem tinha sua origem em seu fracasso pessoal, livrando o sistema da “culpa” pela miséria.
Matriz Marxista
Marx, analisando a sociedade e a exploração de classes, referia-se constantemente a desigualdade intrínseca ao sistema capitalista. Para ele, a sociedade era divida em classes sociais identificadas e definidas por sua inserção no processo produtivo e na divisão social do trabalho, apresentando uma classe dominante e uma dominada. Enquanto os liberais tentavam naturalizar as desigualdades, os marxistas enxergavam esta problemática como consequência das relações sociais do modo de produção capitalista.