matriz bcg
A Matriz BCG possui esse nome porque foi desenvolvida pelo Boston Consulting Group.
É uma ferramenta para análise de crescimento da organização que tem como objetivo relacionar os vários negócios da empresa, de acordo com sua participação no mercado e o crescimento dele, identificando os negócios ou a linha de negócios ou produtos que proporciona receitas para a empresa, e também aquela linha de negócios que deverá ser desativada por estar consumindo recursos e não estar dando retorno.
Na Figura 1, temos a matriz BCG, onde o eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado que o negócio opera. O eixo horizontal indica a participação relativa no mercado, calculada através da divisão da participação da empresa no mercado pela participação, no mercado, de seu maior concorrente. Figura 1 - Matriz BCG
As quatro células apresentadas na matriz acima significam as possíveis combinações de participação e crescimento no mercado, identificadas da seguinte maneira:
- Pontos de interrogação ou crianças-problema: negócios ou produtos da empresa que operam em um mercado com altas taxas de crescimento, mas com baixa participação relativa, podendo apresentar no futuro resultados satisfatórios ou se transformar em uma linha não rentável para a empresa. Traduz incertezas e riscos, mas como é caracterizado pelo fator crescimento, se a empresa souber utilizar estratégias de competitividade terá um retorno satisfatório. Caso contrário, poderá ter problemas no futuro.
- Estrelas: linhas de negócios ou produtos que saem da condição de pontos de interrogação e se tornam bem sucedidos, sendo um líder no mercado em rápida expansão, mas que ainda gera pouco caixa para a organização. Está relacionado diretamente a produtos inovadores, que trarão no futuro resultados positivos.
- Alimentadores de caixa ou vaca leiteira: negócios inseridos no mercado que apresentam pequenas taxas de crescimento, mas que possuem uma boa