materias primas
Na continuação de anteriores, este módulo teve como principal objetivo a conversão de sinais analógicos em sinais digitais e vice-versa. Aproveitámos para estudar e utilizar vários componentes que constituem os circuitos elétricos e eletrónicos: o ampop, que é um operador operacional, componente eletrónico compacto, constituído por resistências, condensadores e transístores tem como utilização primordial o processamento de sinais e operações relacionadas.
Os ampop são representados por um triângulo, com duas entradas e uma saída e conseguem obter ganhos praticamente infinitos, uma largura de banda e uma impedância de entrada também praticamente infindável, e sem quaisquer ruídos. Os ampop obtêm ganhos bastante elevados, sendo que amplificam a diferença de potencial aplicada nas entradas V+ e V-.
Com a utilização de placas de ensaios, no laboratório de eletrónica, montámos um esquema constituído por um ampop e por resistências. A simples troca de resistência permitiu-nos visualizar ondas com larguras de banda distintas, como pude depois concluir.
A utilização do ampop constitui um avanço tecnológico a vários níveis, tais como a comunicação digital e o controlo de motores e da sua velocidade, assim como o controlo mais preciso de sistemas de iluminação, pois o ampop tem a capacidade de gerar ondas quadradas com largura de pulso variável. Na parte final da prática deste módulo, executamos ainda dois trabalhos: a conversão de um sinal analógico para digital e outro de digital para analógico.
Concluindo, espero poder aplicar todos os conhecimentos adquiridos neste módulo.
REFLEXÃO
Este módulo de Tecnologias e Propriedades dos Materiais, revelou-se ser muito útil. Falou-se de muitas matérias primas e da sua utilização, tanto na indústria como no quotidiano. Foi incrível verificar como o ferro temperado, o aço e outros mais, têm uma influencia tão grande nas construções modernas e no mundo onde a tecnologia avançada