estudante
1. INTRODUÇÃO....................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO........................................................................5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................9
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS....................................................10
1. INTRODUÇÃO
É inegável que a enorme quantidade de resíduos produzidos pela indústria da construção civil, popularmente conhecida como entulho vem a um bom tempo, causando sérios prejuízos urbanos, sociais e econômicos.
A geração de Resíduos da Construção Civil - RCC se deve à perda de materiais na construção nas obras através de danos no recebimento, transporte e armazenamento e a maior parte da perda se dá no desperdício durante o seu processo de execução.
Dentre os inúmeros fatores que contribuem para a geração de RCC, estão os problemas relacionados a projetos, seja pela falta de detalhamento necessário, baixos qualificação da mão-de-obra, o transporte e o armazenamento inadequado os materiais, a falta de eficiência durante a execução, o tipo da técnica escolhida para a construção ou demolição ou até mesmo a falta de processos de reutilização e reciclagem no canteiro.
Além das construções, as reformas, ampliações e demolições são outras atividades altamente geradoras de RCC. A autoconstrução e as pequenas reformas feitas são responsáveis por parte dos RCC e, embora gerem pequenos volumes, na maior parte dos casos são transportados de forma inadequada e descartados em locais impróprios.
Na construção civil, a redução das perdas e desperdícios passou a ser importante fator para a sobrevivência das construtoras e para a adequação ao mercado, porém a necessidade de minimizar a geração dos RCC, não resulta apenas da questão econômica, pois se trata fundamentalmente de uma ação importante para a preservação ambiental.