Material de apoio sobre atacado
Conceito de Atacado
• Atacado: pode ser definido como a operação que envolve a venda de produtos (bens ou serviços) para uso comercial ou para organizações que irão revendê-los;
Funções e importância das operações de atacado
• Quaisquer atividades e operações de mercado que se justificam e são viáveis economicamente e garantem ganhos de eficiência ou eficácia para a sociedade; em caso contrário, não se sustentam ou são disfuncionais e tendem a ser eliminadas;
• O atacado, nesse sentido, deve ser entendido sob o ponto de vista de contribuição prestada e, portanto, importância no processo de distribuição.
O papel do atracado é suprir produtos em mercados menores e menos acessíveis. Mas não é só. Os serviços prestados pelo atacadista são normalmente independentes do fabricante, e por essa razão ele representa importante papel como fluxo para a distribuição de mercadorias, dando suporte a rede varejista por meio de produtos em estoque para pronta entrega – o fabricante muitas vezes não consegue atender encomenda de pequenos volumes -, e estrategicamente pode ajudar a inibir a ação da concorrência em determinadas regiões do país.
Cabe ainda ao atacado, como compra em grandes volumes, manter acesa e ativa a produção do fabricante e propiciar fluxo permanente de caixa. Como comprar e vender muito, os elevados recursos financeiros em suas mãos são de interesse do fabricante.
Nos novos tempos o atacadista não apenas dá suporte de entregas para pequenas quantidades a pequenos e médios varejistas, como recolhe importantes informações acerca de inúmeros mercados regionais.
Esse fluxo permanente de informações que emana do atacadista abastece os estrategistas de plantão das organizações fabris, possibilitando amplas e rápidas respostas aos mais variados desafios de mercado.
Contudo, o crescimento das grandes redes varejistas já constitui uma séria ameaça aos negócios dos atacadistas, e por essa razão eles precisam agregar valor ao seu papel como