Varejo, atacado e processo logístico
Introdução
Nesse trabalho iremos ter uma noção do que é varejo, atacado e processo logístico. Os varejistas, atacadistas e as organizações de logística são peças fundamentais no processo de marketing. Hoje em dia, alguns desses intermediários estão usando planejamento estratégico, ferramentas de marketing sofisticadas e sistemas de informação avançados. Muitas das empresas hoje visam nesse aspecto, mais em termos de retorno sobre o investimento do que em termos de lucro. Nesse trabalho, vamos analisar cada um desses setores: o varejo, o atacado e o processo logístico de uma forma mais detalhada, mostrando o que é cada um, quais decisões de marketing as organizações devem tomar neste setor e quais as principais tendências.
VAREJO, ATACADO E PROCESSO LOGÍSTICO
Varejo
Varejo é conceituado por Kotler (1993) como sendo “todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente envolvidos na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais para seu uso pessoal, não relacionado a negócios.”
Muitas instituições – fabricantes, atacadistas, varejistas – fazem varejo. Mas a maior parte do varejo é feita pelos varejistas.
A maioria do varejo seja feita por lojas de vendas a varejo, recentemente o varejo sem lojas – vendas por mala direta, por telefone, por contatos de porta-em-porta, por máquinas automáticas, por vários meios eletrônicos – tem crescido de maneira explosiva.
Para atingir a eficiência no varejo, é preciso tomar algumas precauções para não cair na armadilha da "roda do varejo", um fenômeno muito comum, segundo o qual as empresas varejistas são vítimas de operadores de baixo custo, baixo preço, baixo status e baixa margem. Para fugir dessa “roda de varejo” e conseguir sobreviver a logo prazo, é necessário ter um certo cuidado. Pra evitar que isso aconteça, só entre num negócio se ele já estiver em crescimento, escolha um ponto adequado para o seu