Revisão lógica da programação
DESENVOLVENDO ALGORITMOS
Algoritmos - Sequência lógica de instruções que podem ser executadas, para resolver determinada tarefa. Para montar um algoritmo é preciso primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais.
ENTRADA
PROCESSAMENTO
SAÍDA
ENTRADA: São os dados de entrada do algoritmo (variáveis ou outros valores). PROCESSAMENTO: São procedimentos utilizados para chegar ao resultado final (Cálculos, procedimentos). SAÍDA: Dados processados. EXEMPLO: Imagine o seguinte problema: Calcular a media final dos alunos. Realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Onde: Média Final = (P1 + P2 + P3 + P4) / 4 Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada? Os dados de entrada são p1, p2, p3 e p4. b) Qual será o processamento a ser utilizado? O procedimento será somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4(quatro) c) Quais serão os dados de saída? O dado de saída será a média final.
ALGORITMO: Receber a nota da prova1 Receber a nota da prova2 Receber a nota da prova3 Receber a nota da prova4 Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão OBS: Após desenvolver o algoritmo deverá sempre realizar o teste de mesa. O teste de mesa segue as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se os procedimentos estão corretos ou não.
VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS
VARIÁVEIS: É a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto. Cada variável corresponde a uma posição na memória, cujo conteúdo pode ser alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante. EXEMPLOS DE VARIÁVEIS.
Variável
NOME = 'José' IDADE = 50
Conteúdo da Variável
TIPOS DE DADOS: As variáveis podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, Caracteres, Alfanuméricas ou Lógicas. Inteiro: int Decimais: float