Economia
Medir o produto que uma economia foi capaz de produzir (PIB) é um importante indicador de desempenho econômico, pois mostra a capacidade de geração de renda dessa economia e também, com auxílio de outras informações, o nível de utilização de sua capacidade produtiva. Entretanto se a preocupação é com a qualidade de vida a situação muda.
Muitos países tem um alto PIB, no entanto quando se considera o produto per capita, onde se divide o produto total pelo tamanho da população, o desempenho cai e muito. Por isso deve levar em conta não apenas o crescimento econômico, ou seja, a elevação do produto agregado de um país, que pode ser avaliado por suas contas nacionais, mas também o desenvolvimento, que diz respeito à qualidade de vida da sociedade e a redução das diferenças econômicas e sociais.
Contudo, sabe-se da importância de alguns indicadores econômicos e sociais que auxiliam no diagnóstico acerca do estágio de desenvolvimento de um país. A preocupação não pode se reduzir a avaliação do desempenho econômico, é necessário saber sobre educação, saúde e qualidade de vida da população e há alguns indicadores que nos ajudam a verificar isso.
PRODUTO AGREGADO, PRODUTO PERCAPITA E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
Como já sabemos o produto agregado nos dá a medida de quanto um país produz num determinado período. No entanto o mais importante é saber o produto per capita, onde se leva em consideração o tamanho da população, mas isso ainda é insuficiente para se analisar o estágio de desenvolvimento em que um país se encontra.
Para podermos avaliar o índice de distribuição de renda de um país se usa o índice de Gini, que mede não apenas o grau de concentração da renda, mas de qualquer tipo de distribuição. Esse índice varia entre zero e 100, sendo apresentado muitas vezes, em escalas de zero a um. Quanto mais próximo de 100, pior a distribuição de renda do país e quanto mais próximo de zero, melhor. Desse modo pode-se saber verdadeiramente a situação que se