Expedição
EXPEDIÇÃO
E
DISTRIBUIÇÃO
Professora Maria da Penha Simão Barbosa
1
DISTRIBUIÇÃO
Introdução
Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor;
Se o produto não está disponível na prateleira, independentemente de todos os outros fatores que influenciam a compra, este não poderá ser comprado. Imagine um produto com alta qualidade, com uma boa estratégia de propaganda e preço adequado...
...mas, que não encontra-se disponível no mercado.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
São conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.
Os elementos que estão no processo de distribuição são os membros de um canal. O canal é o caminho percorrido pelo produto para transferir-se do produtor ao consumidor final. Um fabricante pode vender para um atacadista, que venderá para um varejista, que venderá, finalmente, para o consumidor final. A escolha de cada um desses caminhos vincula-se totalmente à administração da empresa.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
É a operação realizada no canal de distribuição, envolvendo diversas etapas como estoque, transporte e armazenamento de produtos desde o produtor até o consumidor e vice-versa.
Tanto
Indústria
Atacado
Varejo
Consumidor
Final
Tanto a abrangência como a importância do estudo da distribuição vêm aumentando. De um lado, porque os clientes tendem a ser cada vez mais exigentes; de outro, porque um sistema de distribuição bem organizado gera sinergia e resultados que podem se transformar em excelente vantagem competitiva. Contribuem, ainda, para o aumento da importância desse estudo as recentes e variadas maneiras de realizar a comercialização de bens e serviços, que cresceram por força do uso intensivo de variadas formas de comunicação e da tecnologia da informação.
2
FATORES A SEREM AVALIADOS NA SELEÇÃO DE UM CANAL DE
DISTRIBUIÇÃO
•
•
•