MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia da educação Infantil (PED0386)
06/06/2013
RESUMO
A matemática é considerada pelos alunos e por toda a sociedade algo difícil e complexo, mas a partir do momento que a pessoa compreende a sua importância e necessidade no dia a dia sem perceber, com o tempo a pessoa vai praticando e em todo o momento de sua vida, ela utiliza a matemática, talvez, não aquela complexa e cheia de fórmulas que aprendemos na escola, mas aquela prática. A matemática que o ser humano utilizou desde o inicio da civilização, e é isso que o trabalho apresenta a matemática na antiguidade e suas aplicações, algumas concepções e técnicas diferentes daquelas tradicionais para a criança que esta cursando principalmente o ensino fundamental, para resolver e encarar a matemática de forma diferente usando a ludicidade.
Palavras-chave: Matemática no Cotidiano. Concepções. Práticas Pedagógicas.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo de muitos anos a Matemática vem sendo considerado um “bicho papão” no percurso dos alunos pelas nossas escolas. Ensinada da maneira tradicional é a disciplina que apresenta o mais baixo desempenho dos alunos e ainda é a que mais reprova. Mudar essa imagem tem sido um grande desafio para nós professores, por isso, faz-se necessário que nós educadores conheçamos um pouco sobre a história da Matemática e o ensino dessa disciplina no Brasil, ajudando-nos a compreender o “fazer” de sala de aula.
É importante saber que existem várias concepções acerca da matemática, que não existe um caminho identificado como único e melhor para o ensino da respectiva disciplina. Existem, sim, diversas possibilidades de trabalho em sala de aula.
Conhecer as principais características das concepções das tendências do ensino nos faz refletir, questionar e buscar melhoria no ensino e na aprendizagem. Conhecendo essas tendências e a historia do ensino